AMVC - Arquitectos e Associados

 

Quinta de Fermil

SÍTIO

O local de intervenção situa-se em Fermil, no Concelho de Vouzela. A estrada que nos leva ao local deambula por entre aldeias, cruzando uma linha de caminho de ferro desactivada e culminando num acesso secundário, em calçada, que atravessa uma zona sombreada de bosque e finalmente se abre com a chegada ao local de intervenção.

CONCEITO DE INTERVENÇÃO

A intervenção proposta visa a recuperação e ampliação de um aglomerado rural constituído por um volume principal que alberga a habitação principal e que se pretende ampliado, em articulação com o existente, culminado num outro volume, independente, mas com a possibilidade de ligação aos anteriores.

As linhas mestras da intervenção prendem-se com a recuperação do existente, mantendo a traça característica deste tipo de arquitectura vernacular. Os materiais a aplicar serão os utilizados na construção tradicional, evitando a introdução de materiais que possam comprometer a imagem do conjunto. Todavia, sempre que possível, e devidamente enquadrados, serão utilizados novos materiais.