AMVC - Arquitectos e Associados

 

Museu da Misericórdia

Situação urbana
Situada no coração do centro histórico da cidade de Viseu, a Igreja da Misericórdia possui um valor de excepcional qualidade do ponto de vista arquitectónico, histórico e técnico, posicionando-se como uma das edificações que definem o quadrilátero do adro da Sé, no extremo oposto à Catedral.
Devido ao posicionamento na colina em que se insere, em conjunto com a Sé Catedral, assume-se como uma referência visual, em particular na zona norte da cidade. Estabelece uma relação privilegiada entre a parte alta da cidade e a encosta, pontuando o casario que se desenvolve até à parte baixa, zona comercial e de serviços por excelência.
É uma edificação que foi sendo alterada ao longo dos tempos e em que se destaca a construção do alçado principal, tal como hoje o conhecemos, em 1775 e o corpo principal da Igreja, em 1846.

Conceito de intervenção | programa
A intervenção terá como objectivo a recuperação e reabilitação de todos os elementos excepcionais e a reformulação, em certos casos demolição, de adições precárias que se venha a comprovar não possuírem valor relevante.
A informação histórica recolhida permite datar diferentes períodos de construção no edifício de forma a consubstanciar a opção arquitectónica.
Pretende-se ainda, pontualmente e de forma perfeitamente localizada, ajustar o interior do edifício para implementação de infra-estruturas que complementem a nova função expositiva.