AMVC - Arquitectos e Associados

 

Quinta do Tedo

Situação existente
Vila Seca, Concelho de Armamar
O requerente possui uma Quinta onde desenvolve a actividade vinícola que se localiza na Foz do Rio Tedo, estendendo o limite da propriedade para o Concelho vizinho de Tabuaço.
Pretende-se construir um edifício que possa servir para armazenamento da produção vinícola produzida na Quinta que hoje é efectuada na casa mãe da Quinta do Tedo.
O edifício a construir irá dotar a Quinta do Tedo de condições físicas e infra-estruturas modernas que permitam dar resposta adequada às exigências actuais de qualidade e excelência.

Conceito de intervenção | materiais
O terreno a implantar o edifício situa-se do outro lado da estrada de acesso à quinta, na margem direita do rio Tedo, para lá dos 50m de protecção à zona de cheia.
O edifício terá cerca de 1000m², que se pensam ser suficientes para a actividade desenvolvida, e será enquadrado na envolvente de forma a que a sua volumetria seja diluída. Para isso, parte do edifício poderá ser enterrado, tirando proveito da inclinação natural do terreno.
Os materiais a aplicar serão os consentâneos com a envolvente, privilegiando-se os materiais da região, mais especificamente o xisto.
O acesso será feito de forma directa pela estrada existente sem ser necessário recorrer a grandes movimentações de terra uma vez que o local escolhido permite quase um acesso de nível.