AMVC - Arquitectos e Associados

 

Casa Luciano Antunes

Sítio
Uma quinta em Carvalhal Redondo, concelho de Nelas, no coração da região demarcada do vinho do Dão. Em termos agrícolas a produção de vinho é por isso o principal objectivo.
Da composição existente fazem parte diversas construções que se encontravam em avançado estado de degradação: a casa mãe; a capela; as garagens; adega e anexos; lagar de azeite; alambique; palheiros e anexos vários.

Programa
Não esquecendo nunca a produção agrícola, mantendo e reabilitando as construções de apoio a esta, o principal objectivo é recuperar a casa mãe e criar condições de conforto no conjunto para que se viabilize a quinta como um espaço de lazer e de habitação sazonal.

Conceitos
A intervenção tem por objectivo principal adaptar o edifício às necessidades quotidianas dos seus utentes, buscando aquela que terá sido a melhor época de entre as diversas fases que constituem a “vida” deste edifício.
A ala mais antiga, com maior valor histórico e arquitectónico e que tecnicamente aparenta menor número de patologias, será recuperada mantendo a sua essência não sofrendo alterações de fundo.
Nas ampliações será utilizada uma linguagem arquitectónica mais contemporânea, bem patente quer a nível formal quer pela utilização de novos materiais.